Unicidade da vida e seu Ambiente

Busco em tudo que me relaciono, as direções corretas para pensar na vida como um complexo de situações e responsabilidades para o perfeito crescimento interior de acordo com o ambiente que me cerca.

Penso no Planeta como minha casa e como uma legítima canceriana, minha casa deve ser uma extensão do que internamente desejo para mim.

Essa sempre foi a melhor forma de cuidar de tudo ao meu redor com um olhar ecológico e de respeito ao meio em que escolhi para viver nessa vida.

Então, desde a mais tenra idade, essa preocupação me é pertinente.

No candomblé, a relação do individuo com a natureza se dá por acreditarem que o rio é uma entidade, assim como a pedra, as árvores, o mar e assim por diante. E que, portanto, deve ser tratado com o respeito que se trata uma divindade.

Isso foi o que me impressionou nessa religião quando a estudei e me envolvi com ela no começo da fase adulta.

O budismo trata esse mesmo ponto de forma ainda mais profunda, pois deixa de lado a crença para direcionar seu pensamento na relação de interdependência entre a vida humana e seu ambiente, Ou melhor, a Unicidade da vida e seu Ambiente.

Como compartilho do mesmo pensamento, apresento trecho baseado no princípio de Itinem Sansen.

“As pessoas e seu ambiente são inseparáveis.

Muitos sentem hoje como se não estivessem em equilíbrio com seu meio ambiente, o que parece simplesmente resultar em infelicidade.

Mas foi a humanidade que seguiu contra o ritmo do mundo natural, poluindo-o e causando uma crise que começou a manifestar suas conseqüências no meio ambiente.

A Unicidade da vida e seu Ambiente é um princípio que sugere como as pessoas podem influenciar e reformar seu ambiente por intermédio de mudança interior, ou a elevação de seu estado de vida.

Neste princípio está contida a idéia de que assim como o ambiente influencia o individuo, esse também pode causar uma mudança no ambiente.

O meio ambiente é um reflexo da vida interior do indivíduo que nele habita. Esse ambiente assume as características que estão de acordo com a condição de vida do indivíduo em questão. Em outras palavras, a vida estende sua influência ao seu redor.

O budismo considera que a vida abrange uma vasta extensão de influência e de atividade as quais integram tanto os seres vivos como seu ambiente.”

As fotos abaixo são um retrato fiel do interior de quem não acredita nessa Unicidade.

Jura que você joga lixo para o lado de fora da janela?

E também em qualquer lugar?

Jura que é assim que você quer se enxergar???

E é assim que você se vê? Nessa paisagem destruída?

                 

E você também é favorável ao desmatamento? Jura?

Deixe uma resposta