Se fizermos um apanhado das razões por que tantos muros já foram construídos no mundo, chegamos a conclusão que eles só acentuam o problema pelo qual foram arquitetados e não a solução, reafirmando a segregação.
Tomei um susto, nesse sábado, quando vi a construção de muros em volta da favela da Rocinha (onde sou vizinha), para que sejam respeitadas as normas de não destruição de matas e proliferação de construções irregulares.
Não sei mais aonde chegaremos com essa guerra civil que estamos enfiados, que a essa altura, me parece mais próxima da Faixa de Gaza do que nunca esteve.
Vamos analisar juntos alguns muros:
Em 220 AC deu-se o início da construção das Muralhas da China que tomaram mais de dois milênios para sua finalização. Por questões puramente militares, elas foram arquitetadas durante a China Imperial. Por sorte, hoje simbolizam parte importante do turismo chinês.
Essa obra magnânima, entretanto, não impediu as incursões de mongóis, xiambeis e outros povos que ameaçaram o império chinês ao longo de sua história. Por volta do século XVI perdeu a sua função estratégica, vindo a ser abandonada.
Ou seja, adiantou toda o gasto de material e as milhares de vidas disperdiçadas na construção dessas muralhas?
No período entre 476-1453 surgiram os famosos Burgos – imensas muralhas construídas em volta de residências feudais – que tinham a desculpa de serem erguidos em volta dos castelos medievais para a defesa de suas terras dos ataques dos povos bárbaros que começavam a firmar suas bandeiras em território europeu. Era a época do final do Império Romano e inicio da Europa dividida. A Europa que nasceu a partir daí com várias línguas e culturas diferenciadas e deixou de ser aquele Império Romano, o Império do latim.
Dentro dos muros, alguns escolhidos viviam por fazer parte dessa corte, e do lado de fora milhares se aglomeravam, colados aos muros, como servos aos senhores feudais, trabalhando nas lavouras de seus senhores, em troca de proteção.
Assim nasce a burguesia, mola propulsora do capitalismo.
Adiantou fazer muros em volta dos feudos? A Europa deixou de ser invadida?
O muro de Berlim (construído em 1961) simbolizava a divisão do mundo em duas partes e não somente Berlim. E durante 28 anos foi o maior símbolo da divisão democrática do mundo e sua queda o maior símbolo do fim da Guerra Fria.
O Presidente Kennedy apesar de ser contrário ao muro, mandando inclusive, o vice-presidente Lyndon Johnson à Berlim para protestar contra a construção do mesmo, proferiu sua opinião, dizendo: “A solução não é muito linda, mas mil vezes melhor do que uma guerra”.
Não se tem um número exato dos tantos que morreram por tentar ultrapassar do lado oriental para o ocidental, mas não foram poucos.
Impediu-se do capitalismo imperar?
EUA, em 1994, resolvem começar a construção de um muro entre o território americano e o México para coibir a entrada ilegal de imigrantes e drogas no país.
E ontem mesmo, a secretária de Estado, Hillary Clinton, admitiu que a construção desse muro não vai solucionar o problema da entrada ilegal de estrangeiros e muito menos o de drogas.
A pergunta não quer se calar. Quanto se gastou para fazer os 965 km já construídos?
Quanto vai se gastar ainda, para construir os 112 km que ainda restam?
Esse dinheiro não poderia ser gastos em ações mais relevantes?
Em 2002, Israel começa a construção do muro entre seu país e a Cisjordânia. Estamos presenciando os efeitos de conter a violencia na região através de um muro…
Agora o Rio de Janeiro, governado por Sergio Cabral Filho, aderiu a forma e deu start na construção de muros em volta das favelas. Esse muro da Rocinha vai medir mais de 3 km, desalojar mais de 400 famílias e custará aos cofres púbicos, leia-se NOSSO DINHEIRO, R$ 21 milhões.
Achei até muuto engracado o nome da construtora que ganhou a licitação; MIDAS.
Será que está sobrando tanto dinheiro assim? Ou esse dinheiro não seria muito mais bem empregado em educação dentro das próprias comunidades?
O que vcs acham dessa medida?
272 respostas para “MUROS”